Em Efésios 5 :3-21 Diz:
Mas a impudicícia e toda a sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vos, como convém a santos;nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
Sabeis, pois, isto; nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais participantes com ele.
Pois, outrora éreis trevas,porém, agora,sois luz no Senhor;andai como filhos da luz,(porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça , e verdade) provando sempre o que é agradável ao Senhor.
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém reprovai-as.
Porque o que eles fazem oculto, o só referir é vergonha.
Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.
Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.
Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas, procurai compreender qual a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho o qual há dissolução, mas enchei-vos do Espirito , falando entre vos com salmos, entoando e louvando, de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nossos Senhor Jesus Cristo, sujeito-vos, uns aos outros no temor de Cristo.
Enganar pode ser tanto no sentido de deixar acreditar em algo que não existe, bem como pode ser iludir, dar entender que, ou ainda ludibriar... O engano faz vir a ira de Deus. O ato de enganar provém do maligno. Para que a ira de Deus não venha sobre a sua vida, não participe com os filhos da desobediência que são os que usam de engano, maldade, os que desobedecem a Deus.
Quem tem a marca de Cristo em si, corresponde ao chamado de Deus, se unge, se guarda, vigia a si mesmo e ajuda o amigo que está fraco. E quem desobedece a Deus não tem paz e vive como escravo no mundo.
Não podemos ser cúmplices, não podemos conviver, aceitar ou se quer deixar acontecer ao nosso lado sem que repreendamos. Não podemos ver alguém ser enganado, ou enganarmos alguém. Isso não provem de Deus.
O comportamento dos filhos de Deus, os que vivem em Cristo tem que ser totalmente diferente dos filhos
das trevas. Somos diferentes. Mas a diferença tem que estar como uma arvore frondosa em nossos corações. A bondade, a justiça e a verdade, é fruto e por isso deve ser do coração e não apenas aparência.
A maldade, a dureza de coração, são brechas para as obras das trevas.Porque Deus é amor e se o meu coração não é capaz de sentir amor, como posso sentir Deus? ou ainda perceber os seus feitos.
Hoje pessoas vivem de aparências, seja de sentimentos, seja de status social, seja de aparência emocional.
A aparecia nos torna lobos em pele de cordeiro e é uma das maiores brechas que abrimos no mundo espiritual, pois por ai, entra o engano a amargura, o mal estar, a ingratidão, a insatisfação. Enfim sentimentos de quem tem o Espirito Santo com ele não sente.
O Espirito Santo é puro, é santo, e não compartilha dos sentimentos acima descritos.
Sejamos prudentes como andamos, e com quem andamos. Sejamos firmes e diligentes em nosso caminhar.Orando e pedindo sempre a direção do nosso querido Jesus.
Deus nos ama tanto e se soubéssemos o quanto Ele quer que sejamos irrepreensível. Basta ter um relacionamento íntimos com Ele, e meditar em sua palavra.
Ore e peça a Deus que te livre das obras das trevas.
Peça ao Espirito Santo que te ajude a orar a Deus para que te de livramentos, mas também se você identificou em ti alguma obra das trevas, peça perdão a Deus, porque Deus é fiel e justo para te perdoar. Ele é amor!